terça-feira, 5 de julho de 2011

SENADOR RODRIGO ROLLENBERG,VICE-PRESIDENTE DA CEASA DF,MOISEIS DA SECRETÁRIA DA AGRICULTURA FAZ VISITA A FEIRA DO PRODUTOR NA CEILÂNDIA COM PRESIDENTE WILSOM.





PRIMEIRO PREGÃO ELETRÔNICO DA CEASA DF.

Ceasa começa usar o  pregão eletrônico . O pregão busca aumentar a competitividade dentro das contratações, utilizando-se de procedimentos menos burocráticos, devido ao estabelecimento de uma seqüência distinta das demais modalidades com relação às etapas do certame. Dessa forma proporcionando uma maior economia, razão pela qual o governo prioriza a sua utilização. Serão realizados os pregões de limpeza, vigilância, manutenção e compra de contêineres.





                                                             

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PSB DF NOTÍCIA CEASA DF ENTREGA CARTÕES DE IDENTIFICAÇAÕ A PRODUTORES.

  1. Mais 60 Produtores Rurais recebem seus crachas de identificação,
  2. agora já são 112 trabalhadores que poderão comercializar no Ceasa
  3. O presidente das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal S.A (Ceasa-DF), Júlio Menegotto, e o vice-presidente, Guarda Janio, entregaram, na quinta-feira (30), cerca de 60 carteiras de identificação aos produtores localizados no pavilhão B-8 da Ceasa. A medida visa distribuir os espaços de maneira justa aos produtores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF) que comercializam hortaliças e frutas no local, além de inibir ações irregulares no espaço. Isso porque na Ceasa-DF existem espaços próprios para cada tipo de comercialização. Exemplos disso são os boxes, onde ficam os atacadistas com CNPJ que pagam o valor pertinente àquela atividade. Já no pavilhão B-8, mais conhecido como “pavilhão das pedras”, ficam os produtores rurais. Em gestões anteriores, produtores denunciaram a entrada de comerciantes de outros estados no espaço, tornando injusta a concorrência e inibindo a participação de produtores locais.

    O orientador de mercado da Ceasa-DF Felippy Motta explicou que informações, como número da pedra, produtos a serem comercializados e quantidades, estão descritas no cartão, o que facilitará o controle de acesso. “Além de mensurar como anda a comercialização dos produtos”, ressaltou.


    Comerciante de hortaliças há 21 anos no pavilhão B-8, o Presidente da Associação dos Produtores da Ride-DF, José Deval, ressalta que as identificações permitem que o produtor tenha espaço de comercialização garantido dentro da pedra, um incentivo para que muitos voltem a produzir. “Perdemos muitos colegas ao longo do tempo, porque a concorrência era desleal, agora eles vão poder produzir porque vão ter o espaço garantido para venda”, conclui o produtor.


    Já o comerciante Élio da Silva quando soube da novidade resolveu investir na produção e comprou uma tobata (espécie de mini trator utilizada para revolver o solo, levantar canteiro e etc). “Temos que acompanhar as tecnologias, por isso comprei a máquina que já fez com que minha produção aumentasse”, explicou.


    Os socisliastas Júlio Menegotto e Guarda Janio pretendem entregar mais carteiras até o final de julho. A expectativa é que os cerca de 300 produtores continuem a comercialização no pavilhão, de forma regular e indentificada. “Existe uma lista imensa de produtores que querem comercializar aqui, porque além de haver demanda os custos são baixos, o que viabiliza a comercialização justa para esses trabalhadores”, lembra o presidente da Ceasa-DF.


    Como funciona


    Para iniciar a identificação dos produtores rurais, as Centrais de Abastecimento contou com a ajuda dos extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF). Cada produtor precisa emitir declaração contendo informações do que é produzido, quais as variedades e quantidade de cada produto. Com a documentação completa, três fotos 3x4 e o comprovante de residência em mãos entregues a Ceasa-DF, os orientadores identificam a pedra e emitem a carteira com os dados coletados.

    Abastecimento


    A Ceasa-DF é uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria de Agricultura-DF, chefiada pelo socialista Lúcio Valadão.   O objetivo das Centrais é viabilizar condições de abastecimento e comercialização de produtos hortigranjeiros incentivando a economia do Distrito Federal e do Entorno.


    Localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) a autarquia tem papel de interagir com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na formação de normas de classificação e padronização de hortaliças e frutas.


    Foto e informações da assessoria de imprensa da Seapa-DF.



    .
  4.  

JULIO MENEGOTTO: PSB-DF - Ceasa-DF entrega cartões de identificação...

JULIO MENEGOTTO: PSB-DF - Ceasa-DF entrega cartões de identificação...: "PSB-DF - Ceasa-DF entrega cartões de identificação a produtores Mais 60 Produtores Rurais recebem seus crachas de identificação, agora j..."

NADA REGISTE A FORÇA DO TRABALHO COM TRÂNSPARENCIA.