terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ceasa em Planaltina: criação do entreposto beneficiará produtores da região

Ceasa em Planaltina: criação do entreposto beneficiará produtores da região

Para que os mais de 200 produtores que comercializam ao lado da feira permanente de Planaltina-DF tenham acesso a melhores condições de venda de seus produtos, foi realizada na manhã de sexta-feira (19) audiência pública para debater a criação do entreposto das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) em Planaltina. Hoje a “pedra” de Planaltina, como é conhecido o local, já comercializa mais de um milhão de toneladas de alimentos por mês, o que demonstra o potencial de crescimento e a necessidade da instalação.
A iniciativa, do deputado distrital Joe Valle, vem de encontro às necessidades dos produtores que vendem para supermercados e restaurantes da região todas as terças e sextas-feiras. O local é um estacionamento descoberto, o que muitas vezes atrapalha os trabalhos em função da falta de estrutura.
O parlamentar, que também é produtor rural da região, vem trabalhando para o desenvolvimento do setor. De acordo com Valle, é preciso aproveitar o mandato dele para impulsionar o crescimento da Região Administrativa, que completa 152 anos. “Planaltina é uma região estratégica, com potencial produtivo maior do que se tem hoje, e que tem uma extensão territorial rural capaz de comportar um entreposto de abastecimento”, analisou o socialista.
De acordo com o presidente da Associação dos Horticultores e Floricultores Atacadistas de Planaltina, Ricardo Krewer, são mais de dez anos trabalhando ao sol, chuva, sem infraestrutura básica, situação que não proporciona, segundo Krewer, melhores condições de trabalho. “Esse projeto vai permitir a ampliação de nossa produção com local de armazenamento adequado, além de melhor organizar os produtores”, disse o presidente.

A apresentação da maquete do projeto foi feita pelo presidente da Ceasa-DF, o socialista Júlio Menegotto, que destacou que o fato da empresa ter orçamento próprio vai fazer com que o projeto seja executado mais rápido. O presidente ressaltou ainda, que pretende começar as obras em fevereiro de 2012 e para isso já tem R$ 8 milhões disponíveis para a construção do entreposto.


O secretário de Agricultura do DF e representante do PSB-DF no governo local, Lúcio Valadão, lembrou do compromisso para com a agricultura do DF, e que o projeto de desenvolver o abastecimento da região de Planaltina, que recebe produtos de outras cidades do DF, demanda a criação de condições dignas para comercializar os produtos. “E esse canal estabelecido entre produtor e varejo beneficia o consumidor final que vai adquirir produtos frescos”, ressaltou Valadão.
A audiência contou com o apoio dos deputados distritais Dr. Michel, Cláudio Abrantes e Aylton Gomes. Também participaram do encontro o administrador de Planaltina, Nilvan Pereira e o presidente da Feira de Planaltina, Francisco Menezes.

Foto: Francisco dos Santos.

Mais 99 produtores receberam as carteiras de identificação de produtor rural

Mais 99 produtores receberam as carteiras de identificação de produtor rural, na segunda-feira (22), no pavilhão B-8 das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), mais conhecido como Pedra. Dos 302 produtores, 204 já possuem o cadastro que garante o espaço para comercialização no local. A medida visa distribuir os espaços de maneira justa aos produtores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) que comercializam hortaliças e frutas no local.
Para o produtor rural João Generoso, a iniciativa dá mais segurança aos produtores que terão garantia do espaço para a venda, e conseqüentemente aos compradores que vão saber a origem dos produtos.
Já o produtor Neuri Maldaner disse que a identificação é garantia de que eles estão dentro das normas estabelecidas pela Ceasa-DF, ficando mais fácil inibir ações irregulares de terceiros. Além do processo de regularização dos produtores, os espaços na pedra começaram a ser redistribuídas, o que garantiu a entrada de novos 70 produtores.
Na avaliação do presidente das Centrais no DF, Júlio Menegotto, o cadastro tem estimulado o aumento da produção. “Uma vez que garantido o espaço, as condições de venda estão garantidas. Outra vantagem é poder colocar novos produtores na pedra, pois o baixo custo do espaço viabiliza a comercialização justa", esclareceu o representante do PSB-DF no governo local.
A entrega das carteiras foi acompanhada também pelo Secretário de Agricultura, o socialista Lúcio Valadão, pelo vice-presidente da Ceasa-DF, Guarda Janio, e pelo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), José Guliherme Tollstadius, todos filiados ao PSB-DF.