quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mercado do Peixe de Brasília foi inaugurado

O Mercado do Peixe de Brasília foi inaugurado no último sábado (17) para impulsionar a expansão da piscicultura regional sustentável. Isso vai garantir a melhoria de renda dos piscicultores familiares e pescadores artesanais. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), com suas vinculadas Emater-DF e Ceasa-DF, junto a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Distrito Federal (MPA).

Localizado na Ceasa-DF, o Mercado do Peixe, que vai funcionar inicialmente das 7h às 17h, aos sábados, vai ser administrado em parceria com a Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais (HAJAPEIXE). O projeto de aproximadamente R$ 1 milhão vai beneficiar mais de 67 famílias associadas.

O deputado distrital Joe Valle destacou que é uma ação do atual governo que está fomentando políticas de incentivo a melhoria de qualidade de vida no campo de quem vive no DF e no entorno. “É uma oportunidade a mais para que as famílias sobrevivam do que produzem”.

O senador Rodrigo Rollemberg lembrou que o Mercado vai incentivar aumento do consumo de pescados com a venda direta da produção de peixes aos consumidores finais.

Já o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, destacou que o mercado da região é atrativo e estimulante, porém os produtores, em iniciativas isoladas, têm encontrado grandes dificuldades na comercialização da produção. “Diante dessa situação o planejamento e a organização dos produtores para aproveitar o cenário favorável são de extrema importância”.

O secretário de Governo, que na oportunidade representou o governador Agnelo Queiroz, deputado Paulo Tadeu ressaltou que Brasília está a cada dia assumindo mais seu papel de capital e referência para a Copa do Mundo em 2014.

O mercado de pescado hoje em Brasília representa 12,8 Kg/perca pita/ano. Mas atualmente a produção local atende apenas 25% da demanda de consumo, grande parte do que se comercializa vem de outros estados e países. A ação é mais uma oportunidade para o consumidor do DF.







 
Assessoria de Imprensa da Ceasa/Seagri-DF

Nenhum comentário: